Marco Pessoa

Research Scientist (Embrapa).

Genomics, plant genetic resources, and breeding.

contact: marco [at] marcopessoa.com

<< previous post

Papers3 e Portal Periódicos

Como configurar acesso ao novo formato do portal.

O Portal Periódicos da CAPES recentemente modificou a forma de acesso ao seu conteúdo, mesmo quando o acesso é feito a partir de instituições participantes.

Antes, ao acessar um artigo diretamente no site do periódico assinado, o acesso era reconhecido a partir do seu IP e o conteúdo disponibilizado.

Agora, você é obrigado a acessar o portal, procurar o periódico, navegar nos resultados de busca, clicar no link do periódico, buscar seu artigo, e só então acessar o conteúdo final ou baixar um PDF.

O que o portal fez foi estabelecer uma conexão via EZproxy, que autentica o seu IP e re-escreve o endereço da URL acessada. Esse formato é utilizado em muitas bibliotecas de universidades no exterior, com acesso controlado por login e senha.

No caso do Portal, não parece haver login e senha, e o acesso é reconhecido a partir do IP de instituições participantes da rede credenciada.

Se o seu programa gerenciador de referências bibliográficas tem a opção de configuração de acesso por EZproxy, é possível configurá-lo para acessar o conteúdo do Portal Periódicos automaticamente.

Uso o Papers3 no Mac, e nesse caso, em Preferências, e Access, seleciono “Other” como opção e digito o endereço URL do EZProxy do Portal:

Print screen do Papers3 para configuração de EZProxy

Depois de fechar a janela, reinicio o Papers3.

Agora, ao fazer uma busca dentro do próprio Papers ou no seu navegador (com a opção de abrir o link no Papers), o endereço do periódico é modificado para ser acessado via Portal Periódicos, automaticamente, por exemplo:

Exemplo de URL modificada

IMPORTANTE: O acesso só será realizado se você estiver navegando a partir de uma instituição cadastrada no Portal Periódicos.

Funcionou pra você? Deixe um comentário!

blog comments powered by Disqus