Marco Pessoa

Research Scientist (Embrapa).

Genomics, plant genetic resources, and breeding.

contact: marco [at] marcopessoa.com

<< previous post

meus motivos contra o cadastramento biométrico

Algumas pessoas acabam me perguntando os motivos da minha irritação com o cadastramento biométrico do Tribunal Superior Eleitoral. Escrevi essa resposta hoje por mensagem e decidi postar aqui também.

Primeiro eu acho uma sacanagem isso ser obrigatório. Obrigar milhares de pessoas a irem ao cartório pra cadastrar uma digital. Depois lembro que já não gosto da ideia do voto obrigatório, mas isso é provavelmente uma fase (do Brasil, não minha). Me irrita esse tom ameaçador do Tribunal de que se eu não for, eu perco direitos porque meu título é cancelado. As digitais são minhas. Acho invasivo.

Até aí a irritação soa como birra minha. Mas eu também acho que o cadastramento biométrico é um engodo. Não acho que vá tornar as eleições mais seguras. A primeira pergunta é: há fraude? A gente não escuta sempre que o nosso processo eleitoral é livre de fraude? Vamos supor que haja fraude: por que o número do título não é suficiente pra detectar votos em duplicidade? Ou pessoas que votam por outras? Não há exigência de comprovação de identidade? Ou isso não tem sido suficiente? Por que? O sistema tá quebrado? O voto é secreto de verdade?

Assim como em grande parte de iniciativas das nossas instituições públicas que vendem o uso de tecnologia como uma garantia de “melhorias” (vide a ideia de se comprar tablets para escolas públicas, como se isso garantisse melhor qualidade de ensino), acho que é uma oportunidade excelente para gasto de dinheiro com equipamento, pessoal, software. Alguma(s) empresa(s) ganha(m) muito dinheiro com isso. E eu que tenho que ir lá colocar o dedinho na máquina.

Finalmente, se cadastramento biométrico fosse infalível, recentemente não teriam sido presas pessoas usando dedos falsos (!), de silicone (!), para burlar sistemas de leitura biométrica.

E um exemplo mais próximo: minha mãe, por algum motivo inexplicável, vem perdendo a nitidez das impressões digitais dela. Em outras palavras: elas estão sumindo. Sempre que ela tem que usar qualquer sistema desse tipo, passa por dificuldades. Vai ter algum plano B para casos como o dela? Se o leitor der problema, e esses leitores dão bastante problema, o meu título de eleitor velhinho vai ser útil?

blog comments powered by Disqus