Marco Pessoa

Research Scientist (Embrapa).

Genomics, plant genetic resources, and breeding.

contact: marco [at] marcopessoa.com

<< previous post

Criando minha rádio no iTunes - parte 1

Em setembro, no The Setup, li uma entrevista com um cara chamado Geof Morris.

Na entrevista vi como ele utiliza um sistema de organização de listas inteligentes no iTunes, que permite que ele tenha uma programação semelhante a uma rádio pessoal, a partir da sua biblioteca de músicas.

Mas antes de começar a explicar o sistema dele, que eu venho usando já há alguns meses, é importante deixar claro que ele só funciona se você utilizar o sistema de classificações de faixas entre 1 e 5 estrelas.

Eu demorei a me disciplinar com isso, mas depois de um tempo vale o esforço. Meu sistema de avaliação segue uma lógica bem simples:

Antes de ler a entrevista do Geof eu me limitava a avaliar algumas músicas - quando lembrava, ou as que achava ótimas ou excelentes - e só mandar pro iPhone essas faixas de 4 ou 5 estrelas. Como o número de músicas avaliadas nunca foi muito grande, a playlist do iPhone, que uso na maior parte do tempo quando estou no trânsito, ou quando ia para o trabalho de ônibus, acabava ficando bastante repetitiva e cansativa, sem muita surpresa.

O interessante do sistema que ele sugere é que você acaba tendo à disposição, além das suas faixas preferidas, aquilo que você gosta mas não escuta há algum tempo, ou as suas importações mais recentes. E mais: você pode retirar automaticamente da lista as faixas que você desiste de ouvir durante a execução (dando um skip para a próxima música), mídias específicas (como podcasts), ou estilos musicais específicos (a não ser que você curta ouvir seus sambas-enredo fora do período de carnaval).

No próximo post explico cada lista inteligente e a lista final da sua rádio personalizada.

blog comments powered by Disqus